Realizou-se, no dia 20 de novembro do corrente ano, uma solene celebração de Ação de Graças, promovida pela União do Apostolado Católico de S. Maria, pelas atividades apostólicas realizadas pelos diversos setores que atuam na pastoral.
O Conselho Local da direção da UAC,fez uma vasta campanha de convites a todas as forças vivas, que atuam no campo do apostolado de S. Maria; aos diversos Institutos Religiosos, Paróquias, Movimentos e Pastorais para celebrarmos juntos um grande agradecimento pelo que se conseguiu realizar, com a graça de Deus, neste ano de 2011.
O sentido desta celebração radica-se na idéia de Pallotti de unir todas as forças católicas vivas, na evangelização; segundo a linguagem de S. Vicente, para que, todos unidos, se empenhem em ‘reavivar a fé e reacender a caridade’ em toda a parte. É muito importante para que, cada um que atua em algum setor de apostolado, seja na catequese, na pastoral social, na liturgia dominical, no ensino religioso, nos movimentos de Igreja, é importante que se sinta apoiado, reconhecido e mesmo auxiliado no seu trabalho.
A União do Apostolado Católico, que S. Vicente Pallotti fundou, em 1835, pretende oferecer este apoio, este incentivo e esta colaboração. Não pretende dominar, nem impor mais uma organização, e muito menos diminuir o carisma de cada Fundador(a). Quer reconhecer, apoiar, admirar, incentivar e unir todas estas forças e atividades que se orientam para a construção do Reino de Deus.
A celebração da noite do dia 20, no Colégio Máximo Palotino, nos mostrou isto ao vivo. A celebração começou às 20 horas, no pátio interno do CMP, com um ambiente muito bem preparado: com cadeiras, instalações, luzes, som e tudo o mais para uma bela celebração. E a afluência foi grande. Participaram mais de duzentas pessoas, representantes de pastorais, de Paróquias, Institutos Religiosos, de Movimentos, de Escolas... Chamava à atenção a parte musical, com mais de 20 entre violeiros, teclado e coral. Toda a Liturgia desenrolou-se num ambiente muito alegre, festivo, participativo, de muita tranqüilidade e fé. Diversos comentaram: eis aí a verdadeira idéia de Pallotti! Uma celebração que, na sua solene modéstia, se assemelhava às gloriosas celebrações do Oitavário da Epifania, realizadas no tempo de Pallotti, na grande igreja de S. Andrea Della Vale, em Roma.
Pelos comentários que se escutaram, depois da celebração, percebeu-se a grande satisfação, alegria, e gratidão pelo fato de cada um sentir-se reconhecido, apoiado e incentivado no trabalho apostólico que desempenha.
Durante a celebração, renovaram seu Empenho Apostólico, algumas pessoas leigas, que atuam mais proximamente na UAC: André Cremonese, Isa Oriques e Leni Bressan.
Realmente a UAC conta com um Corpo Central, do qual fazem parte a Sociedade do Apostolado Católico (Padres Palotinos), a Congregação das Irmãs do Apostolado Católico (Irmãs Palotinas), as Irmãs Missionárias do Apostolado Católico (não temos em S. Maria), e Leigos que, mediante uma preparação, fazem seu Empenho Apostólico. Os membros dessas entidades dedicam-se especialmente a promover, unir, apoiar e incentivar todas as forças apostólicas de evangelização.
A celebração da noite do dia 20/11/11 mostrou que isto é possível. Foi um grande momento de Ação de Graças e de confirmação de que é possível realizar a idéia fundacional de S. Vicente Pallotti. Ele convocava “todos, todos”, a atuarem na obra de “reavivar a fé e reacender caridade em toda a parte”, o que corresponde, hoje, aos apelos do Vaticano II, e do Documento de Aparecida que nos dizem que todo cristão batizado é discípulo missionário de Cristo, é um evangelizador.
Agradecemos a todos os que colaboraram na realização desta bela celebração!
Pe. Aguinelo Burin, SAC
Nenhum comentário:
Postar um comentário